Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar, de forma sucinta, o processo do surgimento e a trajetória dos estudos acadêmicos sobre o futebol brasileiro, principalmente os que buscaram – e os que ainda buscam – entender a relação do esporte com questões identitárias e sua relação com o campo da comunicação. Estamos cientes dos riscos que corremos ao fazermos uma seleção das principais obras e debates que contribuíram para o surgimento e consolidação do campo. Toda seleção possui uma dose de “inevitável arbitrariedade”. O fato é que o campo cresceu muito e, por isso, optaremos por apresentar e discutir os trabalhos que consideramos emblemáticos em suas respectivas épocas, bem como aqueles que voltaram suas atenções para o tema “futebol, mídia e nação”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-05-17
How to Cite
Helal, R. (2011). Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 8(21), 11–37. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208
Issue
Section
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the work sharing with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.