Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar, de forma sucinta, o processo do surgimento e a trajetória dos estudos acadêmicos sobre o futebol brasileiro, principalmente os que buscaram – e os que ainda buscam – entender a relação do esporte com questões identitárias e sua relação com o campo da comunicação. Estamos cientes dos riscos que corremos ao fazermos uma seleção das principais obras e debates que contribuíram para o surgimento e consolidação do campo. Toda seleção possui uma dose de “inevitável arbitrariedade”. O fato é que o campo cresceu muito e, por isso, optaremos por apresentar e discutir os trabalhos que consideramos emblemáticos em suas respectivas épocas, bem como aqueles que voltaram suas atenções para o tema “futebol, mídia e nação”.Downloads
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Publicado
2011-05-17
Como Citar
Helal, R. (2011). Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 8(21), 11–37. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.208
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global