Sobre infância, saúde e gênero: discursos biomédicos na mídia impressa de 1990

Autores

  • Heloísa Derkoski Dalla Nora Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Departamento de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado em Educação. http://orcid.org/0000-0002-5980-6119
  • Eliane Cadoná Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Departamento de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado em Educação. http://orcid.org/0000-0003-3988-9786

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2132

Resumo

Apresentamos, aqui, a análise das sessões saúde do Jornal Zero Hora do ano de 1990 - ano de publicação das leis n° 8.080/90 e n° 13.257/90 -, buscando evidenciar sentidos de Gênero, Saúde e Infância ali veiculados. Utilizamos como instrumentos teórico-metodológicos o Construcionismo Social e as Teorias de Gênero Pós-Estruturalistas, com foco na Análise de Discurso. A partir de eixos temáticos, refletimos sobre as (des)articulações discursivas veiculadas no jornal com os princípios do ECA e do SUS, no intuito de compreender os sentidos dados às temáticas evidenciadas naquele cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Derkoski Dalla Nora, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Departamento de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado em Educação.

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Frederico Westphalen (URI-FW). Pós-Graduanda em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC- Chapecó). Fez parte do Grupo de Pesquisa em Psicologia da URI-FW, atuando na linha de pesquisa em Políticas Públicas, Saúde e Produção de Subjetividade em Contextos Institucionais, sendo bolsista do projeto de pesquisa intitulado "Sentidos de Gênero e Saúde no Cenário de Publicação das Leis nº 8.080 e nº 8.142: Uma Análise da Sessão Saúde do Zero Hora.

Eliane Cadoná, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Departamento de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado e Doutorado em Educação.

Doutora em Psicologia (PUCRS). Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica Ampliada e graduada em Psicologia e em Ciências Biológicas (URI - Campus de Frederico Westphalen). Professora da URI/FW e atual Coordenadora do Curso de Psicologia desta mesma Universidade. Professora do Programa de Pós-Graduação - stricto sensu - em Educação URI/FW, atuando na linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Líder e integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da URI - Campus de Frederico Westphalen, com pesquisa no âmbito das Políticas Públicas, Saúde e Produção de Subjetividade em Contextos Institucionais. Integra ainda o Grupo de Pesquisa em Docência, Emancipação e Direito Educativo, na linha de pesquisa Direitos Humanos, Ética e Educação, fazendo parte da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo. Por intermédio do referido grupo de pesquisa, é membro da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Fez parte, entre 2008 e 2017, do Grupo de Pesquisa de Relações de Gênero da PUCRS, atuando neste espaço como bolsista CAPES durante seu mestrado e doutorado. Membro de Comitê de Ética em Pesquisa. Editora da Revista Psicologia em Foco e consultora do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos - CIAP, na Área de Conhecimento de Ciências Humanas.Atualmente, vincula seus estudos à perspectiva do Construcionismo Social, da Saúde Coletiva, dos Estudos de Gênero e do Direito Educativo, no campo das Políticas Públicas e da Mídia, atentando-se à análise das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano.

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Dalla Nora, H. D., & Cadoná, E. (2020). Sobre infância, saúde e gênero: discursos biomédicos na mídia impressa de 1990. Comunicação Mídia E Consumo, 17(48), 128–147. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2132

Edição

Seção

Artigos