Trabalho Digital: o papel organizador da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2279

Palavras-chave:

Trabalho Digital, Plataformização do Trabalho, Organização de Trabalhadores em Plataformas

Resumo

O artigo lança bases teóricas para entender a área de trabalho digital desde a comunicação. Para isso, discute o processo de plataformização do trabalho para além da chamada “uberização” e com clivagens de raça, gênero, frações de classe e território. Considera as plataformas como meios de produção e comunicação, com lógicas de interações e processos produtivos desde suas arquiteturas. Assim, trata do papel da comunicação como organizadora do trabalho digital tanto no controle e gestão do trabalho nas plataformas quanto nas possibilidades de organização dos trabalhadores, seja em associações, sindicatos, cooperativas de plataformas ou arranjos mais informais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Grohmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador no Brasil do projeto Fairwork, da Universidade de Oxford. Pesquisador do projeto Histories of AI: a genealogy of power, da Universidade de Cambridge. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Grohmann, R. (2021). Trabalho Digital: o papel organizador da comunicação. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 185. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2279

Edição

Seção

Artigos