Estratégias de transnacionalização de conteúdos originais de televisões não lineares da América Latina: o caso de Assédio, da Globoplay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2469

Resumo

Examinamos estratégias de transnacionalização e comunicabilidade em Assédio, série original Globoplay, a partir de uma metodologia que combina análise da televisualidade à hermenêutica da narrativa. Tomamos Globoplay como um agente em processo de transnacionalização ainda incipiente, apesar de adotar elementos de uma gramática do transnacionalismo. Com o estudo de caso de Assédio, observamos uma complexificação da narrativa, o uso do tempo linear com diferentes funções e composição estilística elaborada para figurar a violência sexual contra mulheres. Estes fatores demonstram que a série adota princípios de um apelo local-global capaz de afetar tanto audiências expandidas a outras localidades quanto manter vínculos com o lugar de origem e sua audiência nacional familiarizada.

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Biografia do Autor

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora permanente do PPGCOM/UFMG. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades - COMCULT/UFMG.

Marcos Vinicius Meigre, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades - COMCULT/UFMG.

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Rocha, S. M., & Meigre, M. V. (2021). Estratégias de transnacionalização de conteúdos originais de televisões não lineares da América Latina: o caso de Assédio, da Globoplay. Comunicação Mídia E Consumo, 18(53). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2469