Ao Sul das referências: reflexões decoloniais para desierarquizar os processos de produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2497Resumo
O artigo apresenta uma reflexão a respeito de uma experiência de pesquisa na área da comunicação e dos estudos feministas e de gênero, realizada com mulheres do Brasil e de Moçambique, que privilegiou a utilização de referenciais teóricos decoloniais. O texto discute aspectos relacionados às escolhas de autoras (es) e apresenta os conceitos: axé (SODRÉ, 2017) e disponer de una misma (TZUL TZUL, 2016), para evidenciar a potencialidade dos referenciais decoloniais para democratizar o processo de produção do conhecimento. Nesse contexto, afirmamos que os estudos que promovem o diálogo entre países do sul global, a partir da incorporação de referentes teóricos decoloniais, contribuem para reposicionar, socialmente, as/os sujeitos e de nutrir o processo de teorização com as experiências de sua gente: autoras (es), pesquisadoras (es) de todos os níveis, comunidades, coletivos e movimentos sociais.