O final feliz na encruzilhada de gênero e raça: um estudo de recepção do filme Bendito Fruto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2696

Palavras-chave:

Recepção fílmica, gênero e raça, final feliz, cinema brasileiro

Resumo

Objetiva-se investigar, à luz dos estudos culturais, as leituras que participantes de um estudo de recepção fazem do final feliz inter-racial do filme Bendito Fruto (Sérgio Goldenberg, 2004). Tal estudo foi realizado por meio da aplicação empírica do modelo codificação/decodificação de Stuart Hall, que possibilita analisar as articulações entre as representações audiovisuais e os imaginários sobre gênero e raça na cultura brasileira. A hipótese levantada é a de que a recepção pode suscitar formas diferenciadas de interpretação, negociação e ressignificação das representações audiovisuais sobre as mulheres negras empreendidas por espectadoras/es a partir de suas visões de mundo e de seus repertórios culturais.

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Biografia do Autor

Ceiça Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Ferreira, C. (2023). O final feliz na encruzilhada de gênero e raça: um estudo de recepção do filme Bendito Fruto. Comunicação Mídia E Consumo, 20(57). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2696

Edição

Seção

Artigos