O final feliz na encruzilhada de gênero e raça: um estudo de recepção do filme Bendito Fruto
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2696Palavras-chave:
Recepção fílmica, gênero e raça, final feliz, cinema brasileiroResumo
Objetiva-se investigar, à luz dos estudos culturais, as leituras que participantes de um estudo de recepção fazem do final feliz inter-racial do filme Bendito Fruto (Sérgio Goldenberg, 2004). Tal estudo foi realizado por meio da aplicação empírica do modelo codificação/decodificação de Stuart Hall, que possibilita analisar as articulações entre as representações audiovisuais e os imaginários sobre gênero e raça na cultura brasileira. A hipótese levantada é a de que a recepção pode suscitar formas diferenciadas de interpretação, negociação e ressignificação das representações audiovisuais sobre as mulheres negras empreendidas por espectadoras/es a partir de suas visões de mundo e de seus repertórios culturais.
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