A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2792

Palavras-chave:

Desinformação, educação midiática, leitura lateral, pós-verdade, whatsapp

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada com 347 pessoas com mais de 60 anos, via estratificação proporcional ao tamanho da população brasileira de idosos, cujo principal objetivo foi o de verificar se elas alcançaram melhores condições para lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais, após realizarem um curso por WhatsApp em 10 dias. Os respondentes foram observados em dois estágios. Em cada estágio um instrumento diferente foi aplicado e os respondentes precisavam avaliar se as notícias eram verdadeiras ou falsas. Como resultado, podemos citar que o curso de letramento digital aumentou a proficiência do idoso em detectar a natureza da informação após dois meses da conclusão do curso.

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Biografia do Autor

Cléber da Costa Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É doutor em Estatística pela USP (2009). Seus principais interesses giram em torno das ciências de dados, pesquisa de mercado, modelos de regressão e modelos econométricos. Atualmente, é supervisor da área de analytics/métodos quantitativos e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração de Empresas da ESPM-SP e da disciplina de Análise e Visualização de Dados. Em paralelo, também é professor do Departamento de Tecnologia e Ciências de Dados da Fundação Getúlio Vargas.

Maria Elisabete Antonioli, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, com pós-doutorado na mesma Universidade. É coordenadora e professora do bacharelado de Jornalismo. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Linha de Pesquisa: Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas. Faz parte do Comitê de Iniciação Científica da ESPM. É avaliadora do INEP/MEC. Faz parte do Comitê Editorial do periódico ALTEJOR ECA/USP, da Revista de Jornalismo ESPM Edição Brasileira Columbia Journalism Review. Faz parte do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - ABEJ e exerce, atualmente, o cargo de Diretora Científica.

Patrícia Guimarães Gil, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É mestre ainda em Public Policy & Governance pela University of New South Wales (UNSW, Austrália), onde também realizou estágio doutoral. Atua como professora da ESPM e dirige o Instituto Communication 4 Change.

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Figueiredo, C. da C., Antonioli, M. E., & Gil, P. G. (2023). A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros. Comunicação Mídia E Consumo, 20(58). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2792

Edição

Seção

Artigos