A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2792

Keywords:

Desinformation, Media literacy, Lateral reading, Post-truth, WhatsApp

Abstract

This paper presents the results of a survey carried out with 347 people, over 60 years old, via proportionate stratified random sampling of the Brazilian population of older adults, whose main objective was to verify if they reach the best conditions to deal with disinformation shared on social networks, after taking a 10-day WhatsApp course. Respondents were observed in two stages. In each stage a different questionnaire was applied, and the respondents needed to evaluate if headlines were true or false. As a result, we can mention that the digital literacy course increased the older adults’ proficiency in detecting the nature of information after two months of the course's completion.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cléber da Costa Figueiredo, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É doutor em Estatística pela USP (2009). Seus principais interesses giram em torno das ciências de dados, pesquisa de mercado, modelos de regressão e modelos econométricos. Atualmente, é supervisor da área de analytics/métodos quantitativos e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração de Empresas da ESPM-SP e da disciplina de Análise e Visualização de Dados. Em paralelo, também é professor do Departamento de Tecnologia e Ciências de Dados da Fundação Getúlio Vargas.

Maria Elisabete Antonioli, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, com pós-doutorado na mesma Universidade. É coordenadora e professora do bacharelado de Jornalismo. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Linha de Pesquisa: Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas. Faz parte do Comitê de Iniciação Científica da ESPM. É avaliadora do INEP/MEC. Faz parte do Comitê Editorial do periódico ALTEJOR ECA/USP, da Revista de Jornalismo ESPM Edição Brasileira Columbia Journalism Review. Faz parte do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - ABEJ e exerce, atualmente, o cargo de Diretora Científica.

Patrícia Guimarães Gil, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

É jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É mestre ainda em Public Policy & Governance pela University of New South Wales (UNSW, Austrália), onde também realizou estágio doutoral. Atua como professora da ESPM e dirige o Instituto Communication 4 Change.

Published

2023-08-30

How to Cite

Figueiredo, C. da C., Antonioli, M. E., & Gil, P. G. (2023). A efetividade de um programa de alfabetização em mídia digital para idosos brasileiros. Comunicação Mídia E Consumo, 20(58). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2792

Issue

Section

Artigos