Compreendendo o design por meio das plataformas: o caso do consumo de moda no Shopee
THE CASE OF CONSUMPTION OF FASHION IN SHOPPE
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2872Palavras-chave:
Plataformas de comercialização, valores de design, consumoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a plataforma de comercialização Shoppe, a partir de sua estrutura e dos comentários dos consumidores. Conduziu-se um estudo de caso em duas partes: I) Análise de macrouniverso da plataforma, focado na identificação e discussão das características de plataforma da Shoppe, articulando com as funções do Design; e, II) Análise de microuniverso, focado em apenas um dos anúncios, onde se coletou 248 comentários com foco em identificar os valores de design presentes em tais textos. A primeira etapa do estudo revelou a característica de datificação e plataforma como mais possível de influenciar a percepção das funções do Design. O segundo estudo demonstrou que os consumidores se atêm a comentários de valores pragmáticos, evidenciando atributos materiais e da interação usuário-produto.