Compreendendo o design por meio das plataformas: o caso do consumo de moda no Shopee

THE CASE OF CONSUMPTION OF FASHION IN SHOPPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2872

Palavras-chave:

Plataformas de comercialização, valores de design, consumo

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a plataforma de comercialização Shoppe, a partir de sua estrutura e dos comentários dos consumidores. Conduziu-se um estudo de caso em duas partes: I) Análise de macrouniverso da plataforma, focado na identificação e discussão das características de plataforma da Shoppe, articulando com as funções do Design; e, II) Análise de microuniverso, focado em apenas um dos anúncios, onde se coletou 248 comentários com foco em identificar os valores de design presentes em tais textos. A primeira etapa do estudo revelou a característica de datificação e plataforma como mais possível de influenciar a percepção das funções do Design. O segundo estudo demonstrou que os consumidores se atêm a comentários de valores pragmáticos, evidenciando atributos materiais e da interação usuário-produto.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale; Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (2021); Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas (2021); e, graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente, é também Bacharelando em Estatística pelo Centro Universitário IBMR. Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle de qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó entre os anos de 2022 e 2023. Teve sua dissertação selecionada para exibição no 35º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, na categoria trabalhos escritos não publicados. Pesquisador multidisciplinar com interesses acadêmicos e profissionais em diferentes áreas, com ênfase em Design, Moda e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual; morfologia dos artefatos; estudos empíricos; pesquisa de mercado, com foco no consumo; inferência estatística; e, análise exploratória de dados. E-mail: italodantasdesign@hotmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0710-6142

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale); Mestre em Economia Doméstica (Universidade Federal de Viçosa); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG, Muriaé).

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Sandra Portela Montardo: Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Fez Estágio de Doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, em Paris (2003-2004). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Foi secretária executiva da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), Gestão 2011-2013. Atua como Coordenadora do GT Comunicação e Cibercultura da Associação Nacional dos Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Foi Coordenadora do GP Comunicação e Cultura Digital na Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom) (2016-2017). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). É bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Comunicação Digital e socialização online, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação digital, plataformas digitais, inclusão digital e linguagem e memória em mídias digitais. E-mail: sandramontardo@feevale.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8336-9329.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Marcelo Curth: Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia) e graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professor do PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, atuando como pesquisador no tema Marketing: Identidade e Cultura. Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Marketing Estratégico, Marketing de Relacionamento, Comportamento do Consumidor, Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Esportiva e Treinamento e Prescrição de Exercícios. Coordenador de projetos de inovação na área da Saúde com agências de fomento. Gestor de programas e projetos esportivos e de extensão. Coordenador temático dos GTTs de Marketing Esportivo e Modelagem de Negócios e Empreendedorismo da Associação Brasileira de Gestão Esportiva (ABRAGESP). Atuação como Sócio proprietário de empresas de consultoria, assessoria e treinamento, realizando consultorias em estratégias de marketing em micro e pequenas empresas. E-mail: marcelocurth@feevale.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9361-8373.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Dantas, Ítalo J. de M., Soares Júnior, G., Montardo, S. P., & Curth, M. (2024). Compreendendo o design por meio das plataformas: o caso do consumo de moda no Shopee: THE CASE OF CONSUMPTION OF FASHION IN SHOPPE. Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2872

Edição

Seção

Artigos