De que verde estamos falando?

divergências na nomenclatura de produtos sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2895

Palavras-chave:

comunicação, consumo, produtos sustentáveis, produtos verdes

Resumo

A abundância de definições e critérios cria confusão entre os consumidores quando tentam compreender o impacto de produtos supostamente sustentáveis e tomar decisões de compra informadas. Esta pesquisa, baseada em um levantamento da literatura sobre comportamento do consumidor de 2011 a 2021, onde foram selecionados 432 artigos, investiga a diversidade e possíveis discrepâncias na terminologia associada a produtos sustentáveis e potencial influência sobre os consumidores. Destacamos várias recomendações para profissionais de marketing e decisores políticos, incluindo a importância de realizar campanhas de sensibilização a longo prazo e de estabelecer normas para produtos sustentáveis para melhorar a diferenciação dos produtos e permitir escolhas informadas dos consumidores.

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Biografia do Autor

MARIANA FERREIRA, Universidade Federal do Pará

Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e bacharelado em Design, ambos pela Universidade do Estado do Pará (UFPA).

Cláudia Azevedo-Ramos, Universidade Federal do Pa´rá

Docente Titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Federal Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado e Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado em Ecologia de Ecossistemas no Woods Hole Research Center (Massachusetts, USA). Bacharelado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2024-05-23

Como Citar

FERREIRA, M., & Azevedo-Ramos, C. (2024). De que verde estamos falando? : divergências na nomenclatura de produtos sustentáveis. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2895

Edição

Seção

Artigos