Cinema negro brasileiro: identidade como lugar de invenção de novas comunidades

identity and the invention of new communities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2994

Palavras-chave:

cinema; identidade; fabulação; cinema negro; cinema brasileiro

Resumo

O cinema negro brasileiro cresce significativamente no século XXI, se expressa de modo plural e compreende internamente distintas disputas por visibilidade e reconhecimento. A criação de imagens em movimento apoiadas no discurso da identidade racial concebe representações que avançam os limites das fronteiras nacionais e imaginam novas comunidades. A partir dos estudos de Stuart Hall e da análise fílmica dos curtas Liberdade (2018, de Pedro Nishi e Vinícius Silva) e Aurora (2018, de Everlane Moraes), este artigo se propõe a reconhecer a fabulação e o uso da identidade como pares no projeto político de autoafirmação e reinvenção de si no fazer cinematográfico.

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Biografia do Autor

Natasha Roberta dos Santos Rodrigues dos Santos Rodrigues, Centro de Imaginação Crítica: Economia Política e Cidadania

Natasha Roberta dos Santos Rodrigues: Mestre pelo Programa de Multimeios, Mídia e Comunicação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Participante no Programa de Treinamento Estudantil 2024 do Center for Critical Imagination: Political Economy and Citizenship (CCI), no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). E-mail: natasharsrodrigues@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8425-5524.

Gilberto Alexandre Sobrinho Sobrinho, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre-docente junto ao Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, do Instituto de Artes, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado no Departamento de Cinema, na Universidade de Nova Iorque.  

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

dos Santos Rodrigues, N. R. dos S. R., & Sobrinho, G. A. S. (2024). Cinema negro brasileiro: identidade como lugar de invenção de novas comunidades : identity and the invention of new communities . Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2994

Edição

Seção

Dossiê - Produção, circulação e consumo de imagens produzidas em coletividade e a fabulação do comum