A celebração do luxo nas capas de cadernos escolares
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.587Palavras-chave:
Consumo, Luxo, Caderno escolar, SemióticaResumo
O estudo em questão analisa como o segmento de produtos escolares tem se apropriado da temática do consumo de luxo nos universos da moda e da tecnologia. Para isso, a pesquisa tem como corpus as capas de cadernos das coleções Turma da Lala e Pop Fashion da Credeal. Compreendemos, então, as capas como integrantes de uma trama complexa que aproxima indústrias de brinquedos, material escolar, comunicação e interpela a adolescente a fruir o caderno não pelo seu uso pragmático.Downloads
Referências
BACCEGA, M. A. Reflexões sobre as relações comunicação/educação e consumo. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.
BARROS, Diana de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.
CHARLES, S. O individualismo paradoxal: introdução ao pensamento de Gilles Li¬povetsky. In: LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. p. 11-48.
COSTA, B. C. G. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre a estética e virtualização. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.
CRIANÇA, a alma do negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. São Paulo: Maria Farinha Produções, 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8. Acesso em: 27 jul. 2013.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011a.
___. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. L. de; FIORIN, J. L. (Org.). Dia¬logismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 2011b.
FLOCH, J. M. Semiótica plástica e linguagem publicitária: análise de um anúncio da campanha de lançamento do cigarro “News”. In: OLIVEIRA, A. C. ; TEIXEIRA, L. (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
___. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, A. C. de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
OLIVEIRA, A. C. de. Prefácio. In: GREIMAS, J. A. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.
___. Semiótica plástica ou semiótica visual? In: OLIVEIRA, A. C. de. Semiótica plásti¬ca. São Paulo: Hacker, 2004.
___. Da boneca às bonequinhas: uma mesma imagem de construção do corpo. Dispo¬nível em: www.pucsp.br/cps/pt-br/arquivo/Biblio-AnaClaudia4.pdf. Acesso em: 15 jul. 2013.
OLIVEIRA, P. H. C. As imagens do luxo: a relação entre o consumir e ser consumido. 2010. 319 f. Dissertação (mestrado em comunicação e semiótica) – Pontifícia Universi¬dade Católica de São Paulo, São Paulo. 2010.
PIROLA, M. N. B. Televisão, criança e educação: as estratégias enunciativas de dese¬nhos animados. Dissertação 2006. 227 f. Dissertação (mestrado em educação, linha de pesquisa Educação e Linguagens) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2006.
POP Fashion. Disponível em: http://www.credeal.com.br/colecao/produto/i/991/Pop_Fashion. Acesso em: 26 jul. 2013.
ROCHA, E.; PEREIRA, C. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados de consu¬mo entre os jovens. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.
___; ___. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contempo¬rânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
SANTOS, M. Mídia, jovens e neotribalismo virtual. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
TURMA da Lala. Disponível em: http://www.credeal.com.br/colecao/produto/i/1265/Turma_da_Lala. Acesso em: 26 jul. 2013.