Madureira e Pelourinho: consumo e representação de comidas típicas em festas populares

Autores

  • João Luis de Araújo Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ
  • Adelaide Rocha de la Torre Chao Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.988

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Memória, Comida, Festas populares

Resumo

Mediados pela comida, música, ritos culturais e religiosos, este artigo propõe uma reflexão acerca das representações, a partir dos usos e do consumo das manifestações da cultura popular brasileira. A Feira das Yabás realizada em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro e a Festa de Santa Bárbara que ocorre todos os anos no Pelourinho, tradicional bairro do centro histórico de Salvador são os objetos desta análise. Para evidenciar os conceitos que norteiam a comunicação e o consumo através de espaços de celebração, utilizamos como metodologia a observação participante através de relatos de experiência.

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Biografia do Autor

João Luis de Araújo Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes, Paris 5, França. Professor associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Adelaide Rocha de la Torre Chao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Maia, J. L. de A., & Chao, A. R. de la T. (2016). Madureira e Pelourinho: consumo e representação de comidas típicas em festas populares. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 150–167. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.988

Edição

Seção

Artigos