Ética jornalística na primeira década do século XXI: um mapeamento de ocorrências

Autores/as

  • Rogerio Christofoletti UFSC
  • Marianne Oliveira Ternes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.237

Palabras clave:

valores éticos, dilemas éticos, conduta dos jornalistas, deontologia, novas tecnologias

Resumen

O trabalho apresenta um mapeamento de como o tema da ética jornalística foi descrito no período 2001 a 2010 no site do Observatório da Imprensa (OI), o mais tradicional veículo de crítica de mídia da América Latina. Esta pesquisa se concentra em possíveis impactos dos avanços tecnológicos no exercício profissional dos jornalistas e na sustentação deontológica de suas escolhas e condutas. Interessa-nos analisar como as bases éticas do jornalismo vêm se modificando nos últimos anos, e se há um redimensionamento desses valores com a emergência de novas tecnologias de informação e comunicação.

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Biografía del autor/a

Rogerio Christofoletti, UFSC

Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Pesquisador de produtividade do CNPq. Um dos responsáveis pelo Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Marianne Oliveira Ternes, UFSC

Acadêmica do curso de Jornalismo da UFSC. Bolsista de Iniciação Científica (Pibic-CNPq).

Publicado

2012-06-27

Cómo citar

Christofoletti, R., & Ternes, M. O. (2012). Ética jornalística na primeira década do século XXI: um mapeamento de ocorrências. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 75–94. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.237

Número

Sección

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global