Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo

Autores

  • Carmen Llorente Barroso Universidad Complutense de Madrid – UCM
  • João Anzanello Carrascoza ESPM
  • Maria Luisa García Guardia Facultad de la Información de la Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v8i22.221

Palavras-chave:

Publicidade, Retórica, Paráfrase

Resumo

O presente artigo investiga as estratégias criativas da publicidade centradas em conceitos da retórica clássica (precisamente, paráfrase e memória), bem como em teorias mais recentes da linguagem (hipertexto). Escrito por pesquisadores da Espanha e do Brasil, que reúnem interesses comuns no estudo desse objeto, o texto traz, em suas análises, anúncios de ambos os países, demonstrando como os publicitários acionam, num primeiro momento, o tesouro cultural de sua comunidade durante o processo criativo, para, em seguida, ampliá-lo com o conteúdo das peças que elaboram a partir de referências já conhecidas do público.

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Publicado

2011-08-29

Como Citar

Barroso, C. L., Carrascoza, J. A., & Guardia, M. L. G. (2011). Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo. Comunicação Mídia E Consumo, 8(22), 65–98. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i22.221

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global