À quem recorremos quando falamos sobre gênero na Comunicação? Aspectos de colonialidade e decolonialidade a partir da bibliografia utilizada nas pesquisas da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2534

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, a partir das referências bibliográficas utilizadas em artigos que apresentam uma intersecção entre Comunicação e Gênero, como aspectos de colonialidade e decolonialidade aparecem na produção científica da área. Para isso, analisamos 155 artigos publicados nos periódicos Qualis A1 e A2, da área da Comunicação e Informação, entre 2000 e 2019, a partir da abordagem bibliométrica, com base em análise textual e de redes. Com essas estratégias, procuramos identificar as temáticas dos trabalhos e os autores mais utilizados nessas pesquisas. Nosso argumento é de que os fenômenos carecem de novas perspectivas epistemológicas, mas isso esbarra em diversos problemas, tais como o foco das referências advindas de países da Europa Ocidental e Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Leila Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Quesada Tavares, C., Goulart Massuchin, M., & Lima de Sousa, L. (2021). À quem recorremos quando falamos sobre gênero na Comunicação? Aspectos de colonialidade e decolonialidade a partir da bibliografia utilizada nas pesquisas da área. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 59. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2534

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global