Modelo de Escalas da Visibilidade: Mapeando Percursos de Visibilidade e suas Consequências para Midiativistas do Sul Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2490

Resumo

Neste artigo, desenvolvemos o Modelo de Escalas da Visibilidade para mapear os percursos de visibilidade de midiativistas em países do Sul Global. Desenvolvido com base em observações digitais etnográficas e entrevistas em profundidade, o modelo é aplicado em dois estudos de caso: a) ativistas de uma favela brasileira que utilizam as mídias sociais como proteção contra a violência policial (Maré Vive) e b) um fotógrafo Queniano que produz imagens noturnas de Nairobi para discutir temáticas sociais (Msingi Sasis). O estudo oferece uma discussão teórica acerca do midiativismo e analisa as múltiplas facetas do conceito de “visibilidade”. Espera-se oferecer uma contribuição à maneira como ativistas de comunidades marginalizadas podem se fortalecer quando se deparam com uma visibilidade negativa não intencional.

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Biografia do Autor

Andrea Medrado, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social (GCO) e no Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Pós-doutora pela Royal Holloway University of London, com bolsa da Arts and Humanities Research Council (AHRC), e Doutora em Estudos de Mídia pela University of Westminster em Londres, com bolsa da Overseas Research Scholarship. Vice Presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Co-Investigadora da Rede e-Voices Redressing Marginality, que analisa as diversas utilizações de mídias digitais por comunidades marginalizadas no Sul Global.

Isabella Rega, Bournemouth University

Associate Professor in Digital Media for Social Change

Media School

Bournemouth University

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Medrado, A., & Rega, I. (2021). Modelo de Escalas da Visibilidade: Mapeando Percursos de Visibilidade e suas Consequências para Midiativistas do Sul Global. Comunicação Mídia E Consumo, 18(52). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2490

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global