A institucionalização do consumo de moda de imitação: prática impulsionada por consumidores no TikTok

a practice driven by consumers on TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2939

Palavras-chave:

Consumo, Moda de Imitação, Institucionalização, TikTok

Resumo

O artigo analisa as práticas que institucionalizam o consumo de moda de imitação potencializadas pela produção de conteúdo dos consumidores presentes no TikTok. Partimos do pressuposto que o consumo de réplicas de marcas consolidadas é impulsionado não só pela atividade digital de quem consume, mas também pelas lógicas algorítmicas dos aplicativos de moda, como a Shein, que se apropriam dessa dinâmica em suas estratégias comerciais. Nosso objetivo é compreender as transformações no consumo desse tipo de mercadoria evidenciando o sentido de pertencimento numa lógica que institucionaliza a moda de imitação. O estudo sustenta-se na análise de conteúdos de consumidores no TikTok que adotam tais práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Barros Marassi, Faculdade Cásper Líbero

Pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente na Faculdade Cásper Líbero, docente na Pós-Graduação em Mídias Digitais do SENAC SP. Autora do livro Interações Digitais e o Consumo do Livro (2017).

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Barros Marassi, A. (2024). A institucionalização do consumo de moda de imitação: prática impulsionada por consumidores no TikTok: a practice driven by consumers on TikTok. Comunicação Mídia E Consumo, 21(61). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2939

Edição

Seção

Artigos