Comunicação organizacional e mídias móveis: possibilidades e desafios

Autores

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1194

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Midiatização, Mobilidade, Consumo

Resumo

O artigo busca refletir sobre as possibilidades e os desafios das interações entre as organizações e seus públicos de interesse, em especial os clientes finais, diante da diversidade de mídias e mediações (com destaque para as mí- dias móveis). Ao ampliar os pontos de contato entre os sujeitos e as marcas, a presença e o uso quase constante das mídias digitais acabam por demandar da comunicação organizacional a proposição de novas estratégias de abordagem e relacionamento com os públicos de interesse. Aqui serão apresentadas e discutidas algumas iniciativas à luz das reflexões em torno da midiatização e das teorias da mobilidade no âmbito da comunicação.

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Biografia do Autor

Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Jornalista (UFMG/2002) e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2011) com pesquisa sobre "Narrativas da mobilidade: comunicação, cultura e produção em espaços informacionais". Seus interesses de estudos abrangem: midiatização, mobilidade informacional, comunicação organizacional, estudos de usabilidade, arquitetura de informação, cultura informacional, estudos de consumo (pesquisa aplicada) em ambientes digitais.

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação

É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l' Homme(2006-2007). Foi Coordenadora de Políticas de inclusão Informacional da UFMG (2010-2014)(CPINFO/UFMG). É diretora de governança informacional da UFMG ( DGI/UFMG) sendo a autoridade responsável pelo cumprimento da LAI e pela Ouvidoria Geral da UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). É professora colaboradora do PPGCOM/UFMG e membro permanente do PPGCI/UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Comunicação e Educação, com ênfase em tecnologias da informação. Seu escopo e interesses de estudos abrangem: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações, análise de redes sociais (ARS) aplicadas aos estudos Informacionais , linguagem, gêneros digitais e formação discursiva, cultura informacional, organização da informação em ambientes colaborativos, dimensões informacionais e socioculturais do consumo e do E- commerce em ambientes digitais .

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Mantovani, C. M. C. A., & Moura, M. A. (2017). Comunicação organizacional e mídias móveis: possibilidades e desafios. Comunicação Mídia E Consumo, 14(39), 50–66. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1194

Edição

Seção

Artigos