Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico

Autores

  • Regiane Regina Ribeiro Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR http://orcid.org/0000-0003-1110-2902
  • Celsi Brönstrup Silvestrin Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1085

Palavras-chave:

Consumo midiático, Juventude, Convergência, Paraná

Resumo

O texto é um relato da primeira fase da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em tempos de Convergência” no estado do Paraná. Ao utilizar dados preliminares do estudo piloto e da etapa exploratória da pesquisa na cidade de Curitiba, o artigo apresenta um panorama do consumo midiático pelos jovens por aspectos ligados tanto às suas características conformadoras e hábitos, como às que tratam de sua presença enquanto parte ativa das práticas culturais e comunicacionais na sociedade midiatizada. Dentre essas práticas merecem destaque a convergência midiática, os novos regimes de visualidade, a vinculação dos bens culturais e midiáticos e seu caráter simbólico na construção das identidades juvenis e as performances coletivas voltadas para a sociabilização, a identificação e o reforço dos laços sociais.

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Biografia do Autor

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR

Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná e docente permanente do Mestrado em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações sócio-culturais. Atualmente coordena a pesquisa representação da mulher latina no audiovisual: estereótipos, limitações e ressignificações e é coordenadora do projeto jovem e consumo cultural em tempos de convergência: um olhar sobre o estado do Paraná.

Celsi Brönstrup Silvestrin, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR

Pesquisadora grupo de pesquisa Comunicação Pública & Comunicação Política (CNPq) - PPGCOM/USP e colabora no Projeto de Pesquisa (nacional): Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência (PPGCOM/UFRGS), integrando a Equipe Paraná.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Ribeiro, R. R., & Silvestrin, C. B. (2016). Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 98–119. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1085

Edição

Seção

Artigos