Os leilões virtuais e a dimensão cultural da formação do valor econômico
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.114Resumo
Este artigo pretende correlacionar diversas teorias de formação do valor econômico com exemplos gerais obtidos no mercado de colecionáveis nos leilões virtuais. Será apontada a influência dos fatores culturais e principalmente de seus agentes privilegiados por meio dos sistemas midiáticos. Nesse sentido será debatida a visão tradicional do papel da indústria cultural, desde o projeto de produtos até sua participação fundamental nos processos de atribuição de valor. Serão discutidos, assim, tanto os modos de planejamento de produção dessa indústria como o poder dos atores midiáticos nos processos de consagração cultural. Palavras-chave: Leilões virtuais; mercados; mídia; cultura; valor econômico. Abstract This article intends to correlate several theories of economic value construction with general examples obtained from collectable market in virtual auction sites. The influence of cultural factors and, mainly, of their privileged agents through media systems will be pointed out. In that sense, we question the traditional view of the role of the cultural industry, from the project of products to its fundamental participation in the processes of value attribution. Industry production planning modes will be discussed, as well as the power of midiatic actors in the process of cultural consecration. Keywords: Virtual auctions; markets; media; culture; economic value.Downloads
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Publicado
2008-09-10
Como Citar
Vouga, A. (2008). Os leilões virtuais e a dimensão cultural da formação do valor econômico. Comunicação Mídia E Consumo, 5(12), 77–93. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.114
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global