Variações sobre o cliffhanger

narrativa seriada e consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2923

Palavras-chave:

streaming, narrativa seriada, consumo, cliffhanger

Resumo

Neste artigo, investigo o recurso do cliffhanger como um dos elementos distintivos da forma seriada. Da literatura às séries audiovisuais, o cliffhanger tem sido utilizado para administrar o desejo do público, levando-o a consumir o próximo episódio, prolongando o prazer narrativo. Abordo as dualidades e os sentidos desse recurso e a permanência e a atualização da técnica nas séries contemporâneas, cujo contexto de distribuição e lançamento muitas vezes abole o tempo de espera entre episódios. A análise dos exemplos demonstra que, nas séries atuais, o cliffhanger é um expediente que permite a exploração da complexidade narrativa e um modo autoconsciente e irônico de se jogar com o espectador.

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Biografia do Autor

Márcio Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Belo Horizonte, MG

Pesquisador do CNPq. Docente dos Programas de Pós-graduação em Comunicação Social e em Letras da PUC Minas, onde coordena o grupo de pesquisa Mídia e Narrativa. Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa e graduação em Comunicação Social, habilitação jornalismo, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Centre for Critical and Cultural Studies da Universidade de Queensland (Austrália), em estágio sênior pós-doutoral (bolsista Capes).

 

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Serelle, M. (2024). Variações sobre o cliffhanger: narrativa seriada e consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2923

Edição

Seção

Artigos