Efeito pátina: a inscrição de signos conotativos da passagem do tempo nos bens de consumo

Autores

  • Victor de Almeida UFRJ
  • Angela Rocha UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v5i13.128

Resumo

Este estudo propõe a retomada da discussão da “pátina” como propriedade física e simbólica da cultura material, capaz de categorizar, classificar e legitimar status por meio de bens de consumo. Utilizou-se a abordagem interpretativa e a técnica de observação para investigar a presença de evidências da inscrição de signos conotativos da passagem do tempo nos elementos de comunicação e apresentação dos bens de consumo. Os resultados do estudo mostram como o “efeito pátina” se faz presente no marketing da categoria de produtos estudada. Palavras-chave: Pátina; consumo; marca; status; identidade. Abstract This paper aims to revisit the discussion of “patina” as both physical and symbolic properties in material culture, thus used to categorize, classify, and legitimate status by means of consumer products. The interpretative method based on observation techniques was used to explore evidences of the inscription of connotative signs of time in those elements used to communicate and to present consumer goods. Results show how the “patina effect” occurs in the marketing of the product category studied. Keywords: Patina; consumption; brand; status; identity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-13

Como Citar

de Almeida, V., & Rocha, A. (2008). Efeito pátina: a inscrição de signos conotativos da passagem do tempo nos bens de consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 5(13), 97–120. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i13.128