Testemunhos na mídia: o relato do sofrimento
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1580Palavras-chave:
Programas populares, Sofrimento, Testemunho, TelevisãoResumo
Propomos neste estudo, investigar o papel que o testemunho dos indivíduos comuns assume na construção narrativa dos programas populares. Nossa análise está centrada nas narrativas construídas em torno da história de três mulheres, em programas de auditório do SBT e da Record, sendo nosso interesse o modo como as mulheres testemunham a própria vida e seu sofrimento e também a forma como os programas tratam esses testemunhos e constroem uma narrativa em torno deles. Nossa análise revela não só uma estrutura comum na narrativa midiática do sofrimento, como também o quadro das relações estabelecidas, os papéis e as performances que se dão a ver nestes programas e que dizem de nossa sociedade.
Downloads
Referências
DOSSE, F. Renascimento do acontecimento. Bauru: UNESP, 2013.
ECO, U. Tevê: a transparência perdida. In: ______. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fonteira, 1984.
FROSH, P; PINCHEVSKI, A. Why Media Witnessing? Why Now?. In: FROSH, P; PINCHEVSKI, A. (Orgs). Media Witnessing: Testimony in the Age of Mass Communication. Nova York: Palgrave Macmillan, 2009, p. 01-22.
MELH, D. La télévision de l’intimité. Paris: Seuil, 1996.
SELIGMANN-SIVA, M. Apresentação da questão. In: SELIGMANN-SIVA, M. (Org). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003a, p. 45-58.
_____________________. O testemunho: entre a ficção e o real. In: SELIGMANN-SIVA, M. (Org). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003b, p. 375-390.