A Igreja entra no clima: comunicação, educação e consumo em “Sobre o cuidado da casa comum” - encíclica papal de Francisco.
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1755Palavras-chave:
consumo sustentável, comunicação, educação, sustentabilidadeResumo
A conformação tridimensional do campo comunicação/educação/consumo objetiva dar conta dos complexos processos e relações que envolvem a construção do cidadão enquanto ator social ativo na produção das suas próprias identidade e cultura e responsável pelo seu destino histórico. Em seu bojo, tanto a educação quanto o consumo – sob mediação das agências de socialização tradicionais e dos meios de comunicação – adquirem estatuto de direito. Trata-se do direito inerente aos sujeitos de construírem-se material e simbolicamente na busca libertadora, problematizadora e reflexiva de sua própria educação, no exercício pleno da sua cidadania. A pesquisa evidencia, a partir da análise da encíclica papal Laudato si’ a construção discursiva do campo comunicação/educação/consumo, sinalizando para a pertinência e eficácia deste no entendimento da construção de sujeitos críticos na sociedade contemporânea.
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