No TikTok do seu coração: do jabá às trends. Estratégias e manipulação algorítmica na produção do sucesso musical.
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2714Palavras-chave:
Indústria fonográfica, audiovisual, vídeos curtos, indústria culturalResumo
O TikTok tornou-se internacionalmente plataforma digital de notável expansão de consumo, reconhecida como capaz de formar opinião pública, ecoar pautas e debates do momento e favorecer a propagação de tendências nos mais diversos campos da vida social. A música constitui parte essencial da experiência dos frequentadores dessa plataforma digital, na qual as composições surgem em vídeos curtos, editadas, remixadas, pasteurizadas ou distorcidas, participando e dando suporte aos mais diferentes tipos de performances dos frequentadores. O artigo explora, a partir da revisão crítica da literatura científica sobre o tema, as implicações e impactos dessas novas práticas, usos e consumo de música no âmbito da plataformização da indústria cultural sob a intensa mediação algorítmica, fenômenos para os quais o TikTok contribui de forma importante e decisiva.
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