Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Uninove SP
  • Luiz Valério de Paula Trindade Uninove SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.185

Palavras-chave:

Representações sociais, Afrodescendentes, Estigmas, Anúncio publicitário, Invisibilidade social

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em examinar de que forma os anúncios publicitários têm retratado os indivíduos afrodescendentes em termos de estereótipos e estigmas. Ele consistiu de análise qualitativa interpretativa em duas propagandas de automóveis tendo como arcabouço teórico a Teoria dos Estigmas e como referenciais metodológicos pesquisas anteriores semelhantes. Os resultados da análise revelaram que os anúncios publicitários contribuem para o reforço da ideia de invisibilidade social dos indivíduos afrodescendentes e também que ainda há predominância de caracterizações impregnadas de estigmatizações.

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Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, Uninove SP

Doutora em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e professora do Programa de Mestrado e Doutoradoem Administração da Uninove (São Paulo).

Luiz Valério de Paula Trindade, Uninove SP

Mestre em Administração de Empresas pela Uninove; extensão universitária em Negócios Internacionais realizado no Canadá; e pós-graduação em Administração de Marketing pela EAESP-FGV.

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Publicado

2010-05-25

Como Citar

Acevedo, C. R., & Trindade, L. V. de P. (2010). Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 55–82. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.185

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global