Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.185Palavras-chave:
Representações sociais, Afrodescendentes, Estigmas, Anúncio publicitário, Invisibilidade socialResumo
O objetivo do estudo consistiu em examinar de que forma os anúncios publicitários têm retratado os indivíduos afrodescendentes em termos de estereótipos e estigmas. Ele consistiu de análise qualitativa interpretativa em duas propagandas de automóveis tendo como arcabouço teórico a Teoria dos Estigmas e como referenciais metodológicos pesquisas anteriores semelhantes. Os resultados da análise revelaram que os anúncios publicitários contribuem para o reforço da ideia de invisibilidade social dos indivíduos afrodescendentes e também que ainda há predominância de caracterizações impregnadas de estigmatizações.Downloads
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Publicado
2010-05-25
Como Citar
Acevedo, C. R., & Trindade, L. V. de P. (2010). Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 55–82. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.185
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global