Do jornalismo esportivo ao infotretenimento: o caso do contrato entre Neymar Jr. e Globo como paradigma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2019

Palavras-chave:

Grupo Globo, Neymar Júnior, Cobertura esportiva, Entretenimento, Economia Política da Comunicação

Resumo

O presente artigo parte do desenvolvimento teórico de uma Economia Política da Comunicação voltada aos estudos do Jornalismo para analisar as mudanças na cobertura esportiva midiática nos últimos anos, tendo como objeto de análise as mudanças no jornalismo esportivo do Grupo Globo, das questões estruturais do setor no conglomerado ao contrato com Neymar Júnior, vigente nos anos de 2014 e 2015. Mais que um legado comunicacional da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, esse fato representa o ápice das mudanças da cobertura esportiva cada vez mais voltada ao entretenimento que ao jornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e secretário-geral da ULEPICC-Brasil (União Latina de Economia Política de Informação, Comunicação e Cultura-Brasil). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e presidente da ULEPICC-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política de Informação, Comunicação e Cultura). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Figueiredo Sobrinho, C. P. de, & Santos, A. D. G. dos. (2020). Do jornalismo esportivo ao infotretenimento: o caso do contrato entre Neymar Jr. e Globo como paradigma. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 322–343. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2019

Edição

Seção

Artigos