Mercado de afetos no Japão: um estudo sobre Gatebox e o convívio amoroso com personagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2152

Palavras-chave:

Consumo, Mercado de afetos, Gatebox

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre uma tendência recente de mercado cuja oferta de produtos busca estimular relações afetivas. O exemplo analisado é o Gatebox, que proporciona ao consumidor a experiência de morar com sua personagem favorita. Há novas formas de consumo e interação que emergem deste contexto, especialmente em países onde as companhias virtuais já são consideravalmente difundidas, como é o caso do Japão. A fundamentação teórica reúne autores como Takeyama (2005); Kurotani (2014); Illouz (2011); Giard (2016); Azuma (2009); Barral (2000); e a pesquisa do filósofo Brian Massumi (2015), sobretudo no âmbito da filosofia e economia. A metodologia de pesquisa parte de uma ampla revisão bibliográfica reunindo autores japoneses e ocidentais, desdobrando-se em pesquisas de campo no Japão, realizadas pelas autoras nos últimos cinco anos, incluindo visita a centros de pesquisa, laboratórios, sex-shops e feiras. O resultado é um panorama preliminar do estado da arte do fenômeno Gatebox e da cultura otaku no Japão e um levantamento de questões que analisam as relações afetivas transdimensionais entre seres humanos e personagens, assim como, o impacto crescente destas relações em redes específicas de consumo no Japão e em países ocidentais.

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Biografia do Autor

Beatriz Yumi Aoki, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista CAPES PROSUP (taxa) e PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) na Universidade de Tsukuba, no Japão. Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela ESPM-SP.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5694-5001

Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora livre-docente da PUC-SP, onde ensina no curso de Artes do Corpo e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica. É autora de diversos livros e artigos sobre corpo, cultura japonesa, filosofia política e arte. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa 2 (PQ2) pelo CNPq. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6778-516X

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Aoki, B. Y., & Greiner, C. (2020). Mercado de afetos no Japão: um estudo sobre Gatebox e o convívio amoroso com personagens. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 295–321. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2152

Edição

Seção

Artigos