Análise de conteúdo do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2167Palavras-chave:
análise de conteúdo, casais, LGBTQ, jornalismo, O BoticárioResumo
Este artigo teve como foco realizar uma análise de conteúdo em torno do acontecimento jornalístico “Casais de O Boticário”, peça audiovisual divulgada em 2015, que trazia casais homoafetivos se presenteando no Dia dos Namorados. Buscamos perceber como a pauta LGBTQ foi trabalhada nos conteúdos noticiosos, examinando a cobertura dos principais portais brasileiros de notícias online à época (Estadão, Folha, G1, O Globo, Terra, R7, UOL), com a coleta direcionada à captura dos textos com menções à propaganda. Após empreender um mapeamento do conteúdo das 81 notícias identificadas, denota-se, então, que a construção do acontecimento jornalístico em torno da propaganda “Casais” foi permeado de campos problemáticos, sendo os que ficaram mais nítidos: o consumo, a cidadania, a religião e a política.
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Referências
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