Práticas de consumo de smartphones no contexto de pandemia de Covid-19: um olhar etnográfico para as apropriações das mulheres de Maputo – Moçambique

Autores

  • Camila Rodrigues Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sandra Rúbia da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2589

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa etnográfica realizada com mulheres moçambicanas moradoras da cidade de Maputo. Como objetivo buscamos compreender algumas mudanças nas práticas de consumo de smartphones no contexto de pandemia de Covid-19. Ao longo da pesquisa, que iniciou com trabalho de campo presencial em 2019 e passou para um segundo momento de etnografia para a internet (HINE, 2015), foram realizadas observação participante, observação nas mídias sociais e entrevistas em profundidade. Nossa análise compreende que em um cenário de pandemia os smartphones se tornaram os possibilitadores do ensino remoto para as estudantes universitárias – mesmo com a desigualdade de acesso - e que auxiliaram as interlocutoras da pesquisa na construção de novas fontes de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período sanduíche na Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. Mestra em Comunicação e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq).

Sandra Rúbia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche no University College London, com supervisão de Daniel Miller. Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela Universidade Regional de Blumenau. É docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora-líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais (UFSM/CNPq).

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Pereira, C. R., & da Silva, S. R. (2022). Práticas de consumo de smartphones no contexto de pandemia de Covid-19: um olhar etnográfico para as apropriações das mulheres de Maputo – Moçambique. Comunicação Mídia E Consumo, 19(54). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2589

Edição

Seção

Artigos