Desintermediação, especulação ou financeirização? Usos e discursos sobre NFT no mercado da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2730

Palavras-chave:

NFT, indústria da música, ideologia da desintermediação, anarcocapitalismo, cultura de fã

Resumo

Este artigo analisa a ideologia, os usos e as implicações do NFT (Non-Fungible Token) para a economia da música. O NFT resgata a ideologia da desintermediação das relações econômicas ao prometer retornos financeiros mais altos ao artista, decorrentes de sua conexão direta com o consumidor. A tecnologia, no entanto, reorienta a carreira dos artistas, bem como sua relação com os fãs. Informado pela filosofia anarcocapitalista, o uso do NFT tem condicionado artistas a verem suas obras como ativos valorizáveis, cabendo aos fãs o papel de investidores. A partir da análise bibliográfica, investigamos: (1) a ideologia da desintermediação na economia da música, (2) a inspiração anarcocapitalista no desenvolvimento de tecnologias financeiras, como o NFT, (3) o uso do NFT no mercado de música e (4) o papel dos fãs em uma economia da música financeirizada. Como conclusão, apontamos como o uso de tecnologias como o NFT faz parte de outro momento da indústria da música que pode ser rotulado como pós-streaming.

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Biografia do Autor

Marcelo Garson, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. 

Mario Messagi Jr., Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Leonardo De Marchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Garson, M., Messagi Jr., M., & De Marchi, L. (2023). Desintermediação, especulação ou financeirização? Usos e discursos sobre NFT no mercado da música . Comunicação Mídia E Consumo, 20(57). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2730

Edição

Seção

Dossiê Internacional: As indústrias promocionais e a lógica de plataformas na era digital