O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural

Autores

  • Silvia Pimenta Veloso Rocha ESPM-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v2i3.28

Resumo

Este artigo pretende analisar a sociedade de consumo como ruptura com a tradição. Uma sociedade tradicional deixa muito pouca coisa à escolha de seus membros; a modernidade, ao contrário, nos oferece todas as escolhas, mas, libertando o homem das instituições que determinavam seu lugar, impõe ao indivíduo a tarefa de criar a si mesmo. O consumo surge como o lugar por excelência desta construção: é aderindo a determinados estilos de vida comportamentos, valores e hábitos de consumo que o homem moderno constrói uma identidade. Palavras-chave: Consumo; modernidade; sujeito; identidade; estilo de vida. ABSTRACT A traditional society leaves litlle choice to its members, since its institutions define a priori their identity. Modernity, on the contrary, offers us every choice but as it releases man from the institutions wich stablished his place, it imposes him the task to create his identity. The act of consuming appears as the locus of such a construction: by adopting certain life styles attitudes, values and consumption habits modern man creates his identity. Keywords: Consumer society; modernity; subject; identity; life style.

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Publicado

2008-09-19

Como Citar

Rocha, S. P. V. (2008). O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural. Comunicação Mídia E Consumo, 2(3), 111–122. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i3.28