Smart cities e cidadania: o programa ouvindo nosso bairro da prefeitura de Salvador sob a ótica da governança de dados compartilhados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2868

Palavras-chave:

smart city, governança de dados, cidadania, participação

Resumo

Investiga o lugar do cidadão em projetos smart cities, tomando como estudo de caso o programa Ouvindo Nosso Bairro, da prefeitura de Salvador, Bahia, o qual propõe ser instrumento de participação popular para a destinação de recursos públicos em intervenções urbanas, por meio de consulta pública. Concluímos que há contradições entre a aspiração soteropolitana à cidade inteligente e o modo como a administração pública faz a governança de dados, impondo elevado grau de opacidade sobre dados de interesse da comunidade envolvida, predominando um perfil tecnocrata (top down) que se distancia da contribuição dos cidadãos (bottom up).    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson D'Almonte, Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Linha de pesquisa: Comunicação e Cultura Digital. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

 

Fernando Novaes Franco, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporaneas - PósCom/UFBA. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2018), Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas (2014) pela Universidade do Estado da Bahia, Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

D’Almonte, E., & Franco, F. N. (2023). Smart cities e cidadania: o programa ouvindo nosso bairro da prefeitura de Salvador sob a ótica da governança de dados compartilhados. Comunicação Mídia E Consumo, 20(59). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2868

Edição

Seção

Artigos