Narrativas de si e a mise-en-scène de memórias coletivas na universidade: uma análise do documentário Caminhos Abertos

- an analysis of the documentary Caminhos Abertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.3005

Palavras-chave:

cinema documental, memórias, narrativas de si, juventudes negras, Universidade

Resumo

Este artigo aborda o estudo de audiovisualidades estético-políticas como produtoras de memórias coletivas, observadas empiricamente por meio do filme documental Caminhos Abertos, fruto de um processo coletivo, pedagógico e formativo no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Por meio de uma abordagem analítica sensível dos corpos da cena/corpos em cena (Bogado, Alves Junior e Souza, 2018), analisamos como a concepção, encenação e escolhas estilísticas marcadas na produção audiovisual deixam rastros transformativos no/do ambiente universitário. Desse modo, compreendemos que estes tensionamentos produzem uma mise-en-scène que dilata temporalidades e reconfigura corporeidades negras, memórias e experiências de estudantes cotistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Matos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Daniela Matos: Professora Associada II do Centro de Artes, Humanidades e Letras ( CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação/PPGCOM-UFRB. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão COMUM - Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultura e do GEPJUV - Grupo de estudos e pesquisa em juventude.  E-mail: daniela.matos@ufrb.edu.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3859-8488.

Tais Lima Gonçalves Amorim da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Taís Lima Gonçalves Amorim da Silva: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRB e Bolsista CAPES. Bacharela em Arte Visuais pela UFRB. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural (COMUM). E-mail: tais.goncalves@ufrb.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-5385-5924.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Matos, D., & Lima Gonçalves Amorim da Silva, T. (2024). Narrativas de si e a mise-en-scène de memórias coletivas na universidade: uma análise do documentário Caminhos Abertos: - an analysis of the documentary Caminhos Abertos. Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.3005

Edição

Seção

Dossiê - Produção, circulação e consumo de imagens produzidas em coletividade e a fabulação do comum