A ginga brasileira e o marketing global

Autores

  • Liv Sovik Escola de Comunicação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v6i17.377

Palavras-chave:

Publicidade, Identidade nacional, Capoeira, Brahma, Corpo

Resumo

 

A partir de um outdoor da campanha publicitária da Brahma na Inglaterra, este artigo explora os possíveis sentidos da mudança da imagem do Brasil no exterior, onde o país não mais se resume ao erotismo de sol, praia e mar. O trabalho analisa o contexto londrino da imagem, os novos usos da imagem do corpo brasileiro e a promoção da nacionalidade brasileira em uma época em que as oposições binárias entre o nacional e o estrangeiro são difusas, com implicações para a maneira como entendemos o imaginário da comunidade nacional e as hierarquias globais.

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Biografia do Autor

Liv Sovik, Escola de Comunicação da UFRJ

organizadora de

Da diáspora, coletânea de textos de Stuart Hall (UFMG 2003) e autora do recém-lançado Aqui ninguém é branco (Aeroplano 2009), que analisa o discurso de identidade racial brasileira e o lugar do branco, na grande imprensa e na música popular

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Publicado

2013-01-23

Como Citar

Sovik, L. (2013). A ginga brasileira e o marketing global. Comunicação Mídia E Consumo, 6(17), 127–142. https://doi.org/10.18568/cmc.v6i17.377