O televisor na visualidade das vitrines: comunicação, consumo e cultura material

Autores

  • Fabrício Silveira UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.40

Resumo

Com base em uma série de ensaios de observação e de registros fotográficos realizados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o texto discute a visualidade das vitrines onde se expõem aparelhos televisores. Elementos impactantes no imaginário urbano contemporâneo, as vitrines e os postos de venda das lojas de eletroeletrônicos oferecem pistas interessantes para a discussão sobre as situações de uso em que o objeto-tevê mais convencionalmente se insere. Do mesmo modo, salientam a instauração cultural do quadro de interações dentro do qual consumimos televisão. Palavras-chave: Televisor; vitrines; antropologia da comunicação urbana. ABSTRACT Based on a series of observations and photographic registers in the city of Porto Alegre RS, the text discusses the visuality of shop windows displaying television sets. Rich elements in contemporary urban imaginary, shop windows and electro-electronic stores provide interesting elements for the discussion about the situations of use in which the object TV is most conventionally inserted. In a similar way, they highlight the cultural instauration of the field of interactions within which we consume television. Keywords: Television set; shop windows; anthropology of urban communication..

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Publicado

2008-09-16

Como Citar

Silveira, F. (2008). O televisor na visualidade das vitrines: comunicação, consumo e cultura material. Comunicação Mídia E Consumo, 2(4), 137–156. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.40