A visibilidade midiática na celebrização feminina: Catarina, uma virgem à leilão

Autores

  • Lígia Campos de Cerqueira Lana UFRJ/Bolsista de Pós-Doutorado Jr (CNPq)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.464

Palavras-chave:

Visibilidade Midiática, Celebridade, Capital de Visibilidade, Celebridade Feminina, Feminismo

Resumo

Este artigo analisa o papel da visibilidade midiática na celebrização de Catarina Migliorini, famosa depois de ter participado de um leilão de virgindade na internet. Os antecedentes do caso e suas ocorrências, textos de especialistas, imagens e declarações de Catarina são investigados à luz das transformações da visibilidade social feminina. Apesar de criticada pela mídia, a celebrização de Catarina deu a ver habilidades esperadas de mulheres na visibilidade midiática, como a posse de um corpo sexy, jovem, assertivo e apto a ser usado como capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAN, E. Desvirginando 2013. Playboy, São Paulo, n. 452, jan. 2013. Entre Nós, p. 10.

BOORSTIN, D. The Image. A guide to pseudo-events in America. Nova York: Vintage Books, 1992.

BRASILEIRA que vai leiloar virgindade abre o jogo no SuperPop. Rede TV, São Paulo, 4 out. 2012. Programa Superpop.

BRAUDY, L. The Frenzy of Renown. Fame and its History. Nova York: Vintage Books, 1997.

CALLIGARIS, C. Quanto vale uma virgem? Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 out. 2012. Ilustrada, p. E12.

CANCIAN, N. É só um negócio. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 set. 2012. Cotidiano, p. C8.

CARDOSO, Daniel. Japonês vence leilão de virgindade de jovem catarinense. Estadão.com.br, São Paulo, 24 out. 2012. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,japones-vence-leilao-de-virgindade-de-jovem-catarinense,950234,0.htm. Acesso em: 31 mar. 2013.

CASTRO, B. Catarina Migliorini. Playboy, São Paulo, n. 450, nov. 2012. Entrevista, p. 182-184.

DINIZ, D. Procuram-se virgens. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 30 set. 2012. Aliás, p. 155.

GENZ, S.; BRABON, B. Postfeminism. Cultural Texts and Theories. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

GILL, R. Gender and Media. New Hampshire: Polity Press, 2007.

GOFFMAN, E. Gender Advertisements. Nova York: Harvard University Press, 1979.

HEINICH, N. De la Visibilité : Excellence et Singularité en régime médiatique. Paris: Editions Gallimard, 2012.

KOGUT, P. As novelas atuais refletem um novo padrão de heroína. Globo.com, Rio de Janeiro, 25 out. 2012. Disponível em: http://kogut.oglobo.globo.com/noticias-da-tv/critica/noticia/2012/10/critica-as-novelas-atuais-refletem-um-novo-padrao-de-heroina-471891.html. Acesso em: 31 mar. 2013.

JOVEM que leiloou virgindade garante que ato ainda não foi consumado. Globo, Rio de Janeiro, 08 nov. 2012. Programa Mais Você.

LEMOS, N. Socorro! Menina que leiloou a virgindade é estrela de desfile da Fashion Rio. Blogs.estadão.com.br, São Paulo, 07 nov. 2012. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/nina-lemos/fim-do-mundo-menina-que-leilou-a-virgindade-e-estrela-de-desfile-da-fashion-rio/. Acesso em: 31 mar. 2013.

LIKE a virgin? Playboy, São Paulo, n. 452, jan. 2013. Ensaios, p. 78-99.

PERROT, M. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

QUANTO vale uma virgem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 03 dez. 2012. Opinião, p. A2.

THOMÉ, C. Virgindade de jovem é vendida por R$ 1,5 mi. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 out. 2012. Caderno Vida, p. 23.

VIRGINDADE de brasileira é arrematada por R$ 1,5 milhão. Rede Record, São Paulo, 24 out. 2012. Programa da Tarde.

WERLE, J. Empresário quer 'se promover' com afirmações, diz virgem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 out. 2012. Cotidiano, p C6.

WOOLF, V. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2012.

Publicado

2013-09-20

Como Citar

Lana, L. C. de C. (2013). A visibilidade midiática na celebrização feminina: Catarina, uma virgem à leilão. Comunicação Mídia E Consumo, 10(28), 13–30. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.464

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global