A modernidade e os imaginários sonoros do Brasil

Autores

  • Ana Luisa Fayet Sallas Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Ana Paula Peters Escola de Música e Belas Artes do Paraná
  • Marília Giller Faculdade de Artes do Paraná – FAP
  • Mônica Panis Kaseker Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.606

Palavras-chave:

Imaginários sonoros, Música, Rádio.

Resumo

O artigo tem como proposta analisar a importância do rádio na construção deimaginários no Brasil moderno. Discute-se o conceito de imaginário com base emautores como Mix (2006), Durand (1988;1997;2004) e Baczko(1985), e busca-se ampliá-lo incluindo o conceito de imagináriossonoros. Defende-se que a música é elemento marcante na construção deidentidades e comunidades imaginadas, especialmente a partir da Modernidade,quando passa a ser ouvida pelo rádio e a mesclar elementos culturais globais,nacionais e locais.

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Biografia do Autor

Ana Luisa Fayet Sallas, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pós-doutorada em Sociologia – Colégio do México. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da
Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR, Brasil; analuisasallas@gmail.com.

Ana Paula Peters, Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Doutora em História e mestra em Sociologia pela UFPR. Professora na Escola de Música e Belas Artes do Paraná
– Embap/UNESPAR – Curitiba, PR, Brasil; anapaula.peters@gmail.com.

Marília Giller, Faculdade de Artes do Paraná – FAP

Mestra em Música pela UFPR. Professora da Faculdade de Artes do Paraná – FAP, Curitiba, PR, Brasil; magiller@
gmail.com.

Mônica Panis Kaseker, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mônica Panis Kaseker é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), com especialização em Planejamento e Gestão de Qualidade em Comunicação (1995), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi bolsista da Capes para estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na Universidad Autónoma Metropolitana (Xochimilco), na Cidade do México, em 2009. Atualmente desenvolve pesquisas sobre processos de apropriação midiática. Atua como professora de Rádio, integra o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, e é membro do Núcleo de Excelência Pedagógica e do Conselho Acadêmico da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É editora-chefe da Revista de Estudos da Comunicação e participa do Conselho Editorial da Editora Champagnat. É líder do Grupo de Estudos Comunicacionais da PUCPR. Atuou em alguns dos principais veículos de comunicação de Curitiba como Rádio CBN, TV Iguaçu (SBT) e jornal Folha de Londrina.

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Publicado

2014-01-06

Como Citar

Sallas, A. L. F., Peters, A. P., Giller, M., & Kaseker, M. P. (2014). A modernidade e os imaginários sonoros do Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 10(29), 75–97. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.606

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global