A midiatização do ativismo nas coberturas do G1 e do Mídia Ninja

Autores

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.644

Palavras-chave:

coletivos midiáticos, midiatização, oportunidades de mídia, G1, Mídia Ninja

Resumo

Este trabalho compara as coberturas realizadas pelo coletivo midiático Mídia Ninja e pelo site de notícias G1 sobre a desocupação de imóveis na Favela do Metrô, no Rio de Janeiro. A partir do entendimento de que ocorre um processo de midiatização do ativismo na atuação do Mídia Ninja, discute-se a relação entre essa atuação e o modelo comunicacional que fundamenta as práticas da mídia de massa, diante das oportunidades de mídia adotadas pelo coletivo.

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Biografia do Autor

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas, mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Cibercultura, com ênfase no campo acadêmico, principalmente nos seguintes temas: convergência midiática, espalhamento de informações, hipertexto, interação mediada por computador e jornalismo digital. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e bolsista CAPES.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Aquino Bittencourt, M. C. (2014). A midiatização do ativismo nas coberturas do G1 e do Mídia Ninja. Comunicação Mídia E Consumo, 11(30), 83–105. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.644

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global