Interação e sentido nas práticas de vida

Autores

  • Ana Claudia Mei Alves de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.783

Palavras-chave:

Interação, Sentido, Enunciação, Linguagens, Semiótica das práticas

Resumo

O artigo centra-se no conceito de interação como procedimento de apreensão e de construção do sentido. Conceitos imbricados e interdependentes, examinamos tipos de interação que produzem distintos tipos de construção do sentido de um corpus de práticas de vida em São Paulo. Cidade e habitantes são sujeitos interagentes analisados nas narrativas de experiência vividas, que são diferenciadas das narrativas que são mediadas pelas mídias. A semiótica francesa é fundamento e método da análise dos enunciados das práticas, arranjos de linguagens sincréticas, que concretizam o conteúdo, orquestrado pelos mecanismos da enunciação dos quais a interação discursiva é a força emergente do sentido e da circulação dos valores sociais, que não são reflexos mas a própria presença do sentido da urbe.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Pós-Doutorado pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales. Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Codiretora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS, São Paulo, SP, Brasil

Referências

OZ, A. De repente, nas profundezas do bosque. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

FLOCH, J. -M. Une lecture de Tin-Tin au Tibet. Paris: PUF,1995.

__________. Petites mythologies de l'oeil et de l'esprit. Pour une sémiotique plastique. Paris-Amsterdan: Hadès-Benjamins, 1987.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

___________ Maupassant. La sémiotique du texte. Paris: Seuil. (Trad. port. Maupassant. Exercícios de semiótica do texto. Florianópolis: Ed UFSC), 1976.

GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.

LANDOWSKI, E. "Da interação entre comunicação e semiótica" em PRIMO, A, OLIVEIRA, A.C. de, NASCIMENTO, G. e ROSINI, V. M. em Comunicação e interações.Porto Alegre: Sulinas, 2008.

______________. Les interactions risquées. Limoges: PULIM, 2005.

______________. Passions sans non. Essays de sócio-sémiotiques III. Paris: PUF, 2004.

______________. Presenças do outro. Ensaios de Sociossemiótica II. São Paulo: Perspectiva, 2002.

______________. A sociedade refletida. Ensaios de Sociossemiótica I. São Paulo-Campinas: EDUC-Pontes, 1992.

OLIVEIRA, A. C. de. "As interações discursivas", em OLIVEIRA, A. C. de (Ed.) As interações sensíveis. Ensaios de sociossemiótica a partir da obra de EricLandowski.São Paulo: CPS e Estação das Letras e das Cores, 2013.

______________. "A plástica sensível da mídia impressa", em OLIVEIRA, A.C. de e TEIXEIRA, L. (Orgs.). Linguagens na comunicação. Desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: CPS e Estação das Letras e das Cores, 2009.

_____________. "Interação nas mídas". PRIMO, A, OLIVEIRA, A.C. de, NASCIMENTO, G. e ROSINI, V. M. em Comunicação e interações.Porto Alegre: Sulinas, 2008.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Oliveira, A. C. M. A. de. (2014). Interação e sentido nas práticas de vida. Comunicação Mídia E Consumo, 11(31), 179–198. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.783