História em quadrinhos e a função poética na publicidade

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Daniela Urbinati Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Iêda Lima dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.965

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Publicidade, Função poética da linguagem

Resumo

A relação entre a publicidade e as histórias em quadrinhos remonta ao início do século XX, quando as tiras publicadas em jornais atraíam a atenção crescente dos leitores. Partindoda função poética da linguagem, conforme a classificação feita pelo linguista russo Roman Jakobson, e seuuso na publicidade, este texto pretende categorizar as principais formas em que os quadrinhos atendem às necessidades de campanhas publicitárias. Por meio de elementos característicos da função poética da linguagem, os anúncios podem trazer informações úteis e manterem-se interessantes e vendáveis.

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Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professor livre docente pelo CJE-USP, titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), editor das revistas Comunicação & Inovação (USCS) e Nona Arte (ECA-USP) e vice coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Daniela Urbinati, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professora da Escola de Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Iêda Lima dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestranda em Comunicação pelo Progrma de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e professora da Universidade São Judas Tadeu

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Publicado

2015-08-28

Como Citar

Santos, R. E. dos, Urbinati, D., & Santos, I. L. dos. (2015). História em quadrinhos e a função poética na publicidade. Comunicação Mídia E Consumo, 12(34), 89–106. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.965

Edição

Seção

Artigos