Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames

Emmanoel Ferreira, Thiago Falcão

Resumo


Este trabalho propõe uma discussão sobre o círculo mágico, conceito bastante debatido nos últimos anos no âmbito dos jogos em geral, e em particular dos videogames. Através de um diálogo com autores dos game studies, como Johan Huizinga e Katie Salen e Eric Zimmerman, assim como com autores da psicologia cognitiva que discutem a questão da atenção, argumentamos que o círculo mágico, ao invés de separar ficção e realidade – conforme defendido por diversos autores – funciona como uma estrutura cognitiva de mediação, cuja existência ocorre de formas diferenciadas e gradativas, de acordo com a operação de processos imersivos e atencionais entre jogador e dispositivo tecnológico, neste caso o videogame.

Palavras-chave


Círculo mágico; Imersão; Atenção; Videogames

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1075

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