Uma abordagem paranaense sobre o consumo cultural juvenil e a convergência midiática: um relato analítico

Regiane Regina Ribeiro, Celsi Brönstrup Silvestrin

Resumo


O texto é um relato da primeira fase da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em tempos de Convergência” no estado do Paraná. Ao utilizar dados preliminares do estudo piloto e da etapa exploratória da pesquisa na cidade de Curitiba, o artigo apresenta um panorama do consumo midiático pelos jovens por aspectos ligados tanto às suas características conformadoras e hábitos, como às que tratam de sua presença enquanto parte ativa das práticas culturais e comunicacionais na sociedade midiatizada. Dentre essas práticas merecem destaque a convergência midiática, os novos regimes de visualidade, a vinculação dos bens culturais e midiáticos e seu caráter simbólico na construção das identidades juvenis e as performances coletivas voltadas para a sociabilização, a identificação e o reforço dos laços sociais.


Palavras-chave


Consumo midiático; Juventude; Convergência; Paraná

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1085

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