Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção

Ana Carolina Escosteguy

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar um protocolo teórico-metodológico que reivindica uma visão global e complexa do processo comunicativo, sustentada na idéia de integração do espaço da produção e da recepção. Identifico tal proposição na matriz britânica dos estudos culturais em Stuart Hall (2003) e em Richard Johnson (1999), bem como, na
latino-americana, em Martín-Barbero (2003). Argumento que, embora essa abordagem possa não ser exclusiva dos estudos culturais, os esforços nesse sentido se acentuaram em decorrência do debate gerado por essa tradição, em especial após o desenvolvimento de uma vertente mais contextualista dos estudos de recepção e sua posterior revisão. Na proposta apresentada reside uma tentativa de produzir novas formas de conhecimento que está desvinculado dos limites de áreas especializadas e dominantes no campo da comunicação.
Palavras-chave: Protocolo teórico-metodológico; produção; recepção; estudos culturais.
ABSTRACT
The purpose of this paper is to present a methodological-theoretical protocol that claims a global and complex view of the communication process, supported by the idea of the integration of the space of production and ofreception. We identify this proposition in the root of the British Cultural
Studies in Stuart Hall (2003) and in Richard Johnson (1999), as well as in Martín-Barbero (2003) in Latin America. We argue that although this approach may not be exclusive from the cultural studies, efforts in this sense were accentuated due to the debate generated by this tradition, specially
after the development of a more contextualistic trend in the studies of reception and its further revision. In the presented proposition lies an attempt to produce new forms of knowledge that is not linked to the limits of specialized and dominat areas in the field of communications.
Keywords: Methodological-theoretical protocol; production; reception;
cultural studies.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v4i11.111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lSumários.orglLIVRE l Latindex lEBSCOlDOAJ lPortal de Periódicos da CAPES lDiadorim   

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br