Propaganda, alienação e sedução: o rompimento ontológico homem-trabalho como fundamento do protagonismo social das imagens

Marsiel Pacífico, Luiz Roberto Gomes

Resumo


A análise do capitalismo, feita por Marx, constituiu ferramentas fundamentais para o diagnóstico da estrutura e funcionamento do capital. Todavia, pertencente a seu tempo histórico, tal análise suscita a atualização para um sistema fortemente determinado pela sua dimensão subjetiva. Para compreender este movimento, por meio de uma revisão bibliográfica, apontaremos na ruptura da dimensão ontológica do trabalho, propiciada pelo trabalho alienado típico do capitalismo, a condicionante de esvaziamento subjetivo que possibilitou o avançar da imagem, mediada pelas propagandas, como potência da forma contemporânea do capital.


Palavras-chave


Propaganda; Capital; Imagem; Alienação; Ontologia

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AGUIAR, J. V. Do material e do simbólico. Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, v. 20, n. 1, p. 85-108, 2010.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. São Paulo: Global, 1990.

GORENDER, J. Apresentação. In: MARX, K. O capital. Lisboa: Editorial Progresso, 1996. v. I, livro primeiro.

MARCUSE, H. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

MARX, K. O capital. Lisboa: Editorial Progresso, 1996. v. I, livro primeiro.

PENDERGRAST, M. Por Deus, pela Pátria e pela Coca-Cola. Rio de Janeiro: Ediouro, 1993.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução Antonio A.S. Zuin, Fabio A. Durão, Francisco F. Fontanella, Mario Frungillo. Campinas, SP: Unicamp, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v16i45.1778

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br