Confiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação social

Autores

  • José Pedro Cerdeira Politécnico Coimbra – Escola Superior Educação
  • Vera Cristina Ribeiro Politécnico Coimbra – Escola Superior Educação

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2605

Resumo

A teoria da dependência dos media sugere que as pessoas usam os meios de comunicação para tomarem decisões quotidianas, sobretudo em tempos de incerteza (BALL-ROKEACH; DeFLEUR, 1976). Este estudo avalia a relação entre a confiança e a frequência do uso dos meios de comunicação social por comparação com o uso dos meios digitais. Os dados foram recolhidos antes da pandemia através de um questionário, numa amostra de conveniência (n=223).  Os resultados sugerem a existência de diferenças significativas das medidas de confiança e da frequência no uso dos diferentes tipos de meios de comunicação em função de algumas variáveis sociodemográficas. No final, apresentam-se conclusões e sugestões para a eventual replicação do estudo num momento posterior ao da declaração do fim do estado de pandemia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Pedro Cerdeira, Politécnico Coimbra – Escola Superior Educação

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Coimbra,  diretor da licenciatura em Comunicação Organizacional e do mestrado em Comunicação Organizacional - Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social. Docente nas licenciaturas de Comunicação Organizacional e de Comunicação Social e nos mestrados de Comunicação Social (Novos media) e de Marketing e Comunicação. É investigador integrado no Instituto de Investigação Aplicada (i2A - Politécnico Coimbra) e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-Univ Coimbra). 

Vera Cristina Ribeiro, Politécnico Coimbra – Escola Superior Educação

Doutorada em Comunicação pela Universidade de Valladolid, Espanha. Docente nas licenciaturas de Comunicação Social e de Comunicação e Design Multimédia. Investigadora no Instituto de Investigação Aplicada (i2A, Politécnico de Coimbra). 

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Cerdeira, J. P., & Ribeiro, V. C. (2022). Confiança e consumo de conteúdos de comunicação. A dependência dos meios digitais e de comunicação social. Comunicação Mídia E Consumo, 19(54). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2605

Edição

Seção

Artigos