TV aberta e streaming gratuito

a oferta de vídeo sob demanda do SBT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2796

Palavras-chave:

video on demand, tv por streaming, SBT, televisão

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a oferta gratuita de TV sob demanda, a partir de estudo de caso das plataformas de streaming do SBT, ambas gratuitas: o site SBT Vídeos e o canal no YouTube SBT Online. Iniciamos com reflexões sobre os riscos e as vantagens da oferta gratuita via YouTube. Em seguida, analisamos as duas iniciativas e suas especificidades, que apontam para estratégias e públicos distintos, especialmente no que diz respeito às opções de navegação, à forma de distribuição dos conteúdos e às possibilidades de interação dos usuários. Entre os principais resultados, destacamos a necessidade de olhar crítico sobre a distribuição de conteúdo digital na sociedade de plataforma, a particularidade do site SBT Vídeos de individualização do consumo e os canais do SBT no YouTube como possibilitadores de interação e experiência coletiva.

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Biografia do Autor

Clarice Greco, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Co-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA). 

Erick Borges Vieira, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em Rádio e TV e Multimídia, especialista em Criação de Imagens e Sons nos Meios Eletrônicos pela Universidade Senac. Email: erickcarioca@gmail.com 

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Greco, C., & Borges Vieira, E. (2023). TV aberta e streaming gratuito: a oferta de vídeo sob demanda do SBT. Comunicação Mídia E Consumo, 20(58). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2796

Edição

Seção

Artigos