Futebol, Corpo e Publicidade: um estudo de caso

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Ronaldo George Helal

Resumo


A partir de autores como Sennett, LeGoff, Truong e Maffesoli, são analisadas as apropriações do corpo no futebol e na publicidade. Inicialmente, desenvolve-se uma pequena história do corpo nos primeiros anos de futebol no Brasil. Em seguida, são brevemente investigadas a publicidade e a representação racial nela veiculada. Por último, apresenta-se a pesquisa empírica propriamente dita: as campanhas publicitárias realizadas em torno de Neymar e a predominância de uma ênfase em determinados aspectos corpóreos do jogador (peito desnudo, sorriso, habilidade com a bola de futebol).

Palavras-chave


Mídia; Corpo; Publicidade; Futebol; Marcas

Texto completo:

Português PDF /

Referências


BELELI, I. Corpo e identidade na propaganda. Revista Estudos Feministas, v. 15, n. 1, p. 193-215, 2007.

CALDAS, W. O pontapé inicial: Memória do futebol brasileiro. São Paulo, Ibrasa, 1990.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979. (Coleção Debates.)

EHRENBERG, A. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

FERRAZ, L. H. M.; MARQUES, J. C. Neymar e sua trajetória espetacular como ídolo nacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (Intercom). Anais... Fortaleza: Unifor, 2012.

FREYRE, G. Foot-ball mulato. Diário de Pernambuco, Recife, 17 jun. 1938, p. 4.

GASTALDO, E. Pátria, chuteiras e propaganda: o brasileiro na publicidade da Copa do Mundo. São Paulo: AnnaBlume; São Leopoldo (RS): Editora da Unisinos, 2002.

_________. Publicidade, esporte e nacionalidade na Grã-Bretanha: representações sociais na publicidade dos Jogos Olímpicos de Sydney. In: GASTALDO, E. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 42-68.

GUEDES, S. L. Criollos e capoeiras: notas sobre futebol e identidade nacional no Brasil e na Argentina. In: Reunião Anual da ANPOCS. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2002.

_________. Discursos autorizados e discursos rebeldes no futebol brasileiro. Esporte e Sociedade, v. 6, n. 16, 2010/2011.

HOFF, T.; FELERICO, S.; GABRIELLI, L. Publicidade e futebol: representações do jogador na mídia impressa. Diálogos Possíveis (FSBA), v. 12, p. 125-137, 2008.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LE GOFF, J.; TRUONG, N. Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MAFFESOLI, M. O ritmo da vida. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MÁRIO FILHO. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.

MELO, C. Neymar a peso de ouro. Revista Isto É Dinheiro. Disponível em: . Acesso em: 9 ago. 2013.

PERDIGÃO, P. Anatomia de uma derrota. São Paulo, L&PM, 1986.

ROCHA, E. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ROHDEN, L. Filosofia em jogo no futebol-arte. In: ROHDEN, L.; AZEVEDO, M. A.; AZAMBUJA, C. C. de. Filosofia e futebol: troca de passes. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 174-202.

SENNETT, R. Carne e pedra. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.

SOARES, A. J. O racismo no futebol brasileiro nos anos 20: uma história de identidade. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: Mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 101-123.

__________. História e a invenção das tradições no futebol brasileiro. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 13-50.

__________. LOVISOLO, H. O futebol é fogo de palha: a “profecia” de Graciliano Ramos. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.; LOVISOLO, H. A invenção do país do futebol: Mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 123-134.

SOUSA CRUZ, R. W.; ANTERIO, D. A capacidade comunicativa corporal no futebol: uma análise semiótica dos dribles de Garrincha e Neymar. Revista Piauiense de Saúde, v. único, p. 80-90, 2012.

SOUTO, S. O nascimento da paixão e a gênese da derrota: um estudo de caso sobre o drama de Barbosa, o goleiro da copa de 50. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, 2002.

WISNIK, J. M. O futebol como veneno e remédio. In: SCHÜLER, F.; GUNTER, A. (Orgs.). Brasil contemporâneo. Crônicas de um país incógnito. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2006. p. 221-244.

ZAGO, G. da S. A experiência do acontecimento jornalístico no Twitter a partir de sua recirculação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO (SBPJor). Anais... Rio de Janeiro: ECO-UFRJ, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v11i32.580

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br