Futebol, Corpo e Publicidade: um estudo de caso

Autores

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ronaldo George Helal Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.580

Palavras-chave:

Mídia, Corpo, Publicidade, Futebol, Marcas

Resumo

A partir de autores como Sennett, LeGoff, Truong e Maffesoli, são analisadas as apropriações do corpo no futebol e na publicidade. Inicialmente, desenvolve-se uma pequena história do corpo nos primeiros anos de futebol no Brasil. Em seguida, são brevemente investigadas a publicidade e a representação racial nela veiculada. Por último, apresenta-se a pesquisa empírica propriamente dita: as campanhas publicitárias realizadas em torno de Neymar e a predominância de uma ênfase em determinados aspectos corpóreos do jogador (peito desnudo, sorriso, habilidade com a bola de futebol).

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Biografia do Autor

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj

Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorado em Sociologia pela New York University – NYU, New York, EUA. Professor associado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, F., & Helal, R. G. (2014). Futebol, Corpo e Publicidade: um estudo de caso. Comunicação Mídia E Consumo, 11(32), 139–161. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.580