O lugar das mídias no processo de construção imaginária do "inimigo" no caso Marco Feliciano

Magali do Nascimento Cunha

Resumo


Partindo da assertiva de que as mídias são componentes da dinâmica social e com ela interagem, este trabalho busca identificar, no fenômeno sociopolítico aqui denominado "caso Marco Feliciano", o lugar das mídias no processo de construção imaginária da configuração coletiva de inimigos. O estudo de caráter exploratório-descritivo se pautou pelo seguinte problema: em que medida e de que forma as mídias brasileiras participaram do processo de construção do imaginário coletivo do inimigo no caso Marco Feliciano de 2013?


Palavras-chave


mídias; imaginário social; religião; política; Marco Feliciano

Referências


BACZKO, B. A imaginação social. In: LEACH, E. et al. Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa

Nacional/Casa da Moeda, 1985.

BORGES, T. D. P. Representação partidária e a presença dos evangélicos na política brasileira.

Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade de São Paulo.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

__________. As encruzilhadas do labirinto. v. II: Os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

CUNHA, M. N. C. Marcha pela família e a liberdade: “Quem já viu este filme?”. Instituto

Humanitas Unisinos, 5 jun. 2013. Disponível em:

noticias/520675-marcha-pela-familia-e-a-liberdade-quem-ja-viu-este-filme>. Acesso em:

mai. 2013.

_________. Religião na esfera pública: a tríade mídia, mercado e política e a reconstrução

da imagem dos evangélicos brasileiros na contemporaneidade. In: REBLIN, I. A.; VON

SINNER, R. (Orgs.). Religião e sociedade: desafios contemporâneos. São Leopoldo:

EST/Sinodal, 2012.

_________. Da imagem à imaginação e ao imaginário: elementos-chave para os estudos

em comunicação e cultura. In: BARROS, L. M. Discursos midiáticos: representações e

apropriações culturais. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2011.

_________. A explosão gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico

brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

LORAUX, N. Gloire du Même, prestige de l’Autre. Variations grecques sur l’origine. Le Genre

Humain. Editora du Seuil, Paris, n. 21, p. 115-141, Printemps 1990.

MAFFESOLI, M. O imaginário é uma realidade. FAMECOS, Porto Alegre, n. 15, p. 74-82,

ago. 2001. Disponível em:

article/view/285/217>. Acesso em: 12 abr. 2013.

RIBEIRO, R. J. Os direitos humanos em mãos impróprias. Observatório da Imprensa, n. 740,

abr. 2013. Disponível em:

ed740_os_direitos_humanos_em_maos_improprias>. Acesso em: 7 mai. 2013.

FONTES

APÓS protestos, cura gay vai temporariamente para o arquivo, Senado na mídia, 3 jul.

Disponível em:

&t=1>. Acesso em: 20 jul. 2013.

CGADB aprova moção de apoio a Marco Feliciano. CPAD News, 10 abr. 2013. Disponível

em: . Acesso em: 7 mai. 2013.

EM vídeo, Feliciano diz que Deus ‘matou’ John Lennon. O Estado de S. Paulo, 8 abr. 2013.

Disponível em:

-que-deus-matou-john-lennon,1018383,0.htm>. Acesso em: 7 mai. 2013.

FELICIANO receberá o dobro de votos em 2014, prevê Silas Malafaia. Folha de S. Paulo

On-Line, 7 abr. 2013. Disponível em:

-feliciano-recebera-o-dobro-de-votos-em-2014-preve-silas-malafaia.shtml>. Acesso em: 7

mai. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i29.607

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br